Curiosidades

Curiosidades que podem ser uteis…

Compactação de Base de Dados

Quando utilizamos um banco de dados com consultas e filtros em tabelas, ele aumenta de tamanho. Isso ocorre devido à maneira como o Access processa as informações.

Quanto maior a quantidade de consultas executadas e a quantidade de dados envolvidos, maior será o crescimento do banco de dados.

Isso ocorrerá sempre e poderá chegar ao ponto em que o seu programa não conseguirá mais executar as consultas. Neste caso, o Access apresentará diversas mensagens, porém nenhuma informará o motivo real do travamento. Elas indicarão os problemas que ocorreram e que são relacionados ao tamanho excedido do base de dados.

O tamanho máximo que consegui atingir com um banco de dados funcionando bem foi de dois (2) gigabytes. Além disso, ele travou.

Para resolver este problema existe uma ferramenta no próprio Access, chamada Compactar e Reparar Base de Dados, que comprime o banco de dados, diminuindo consideravelmente seu tamanho. Esta ferramenta tem um funcionamento parecido com o desfragmentador do Windows.

Ele deve ser usado sempre após consultas demoradas e que envolvem muitos dados.

IMPORTANTE:


◦Quando falamos em tamanho, nos referimos ao espaço ocupado por ele em seu computador ou servidor.
◦Essa ferramenta reduz o acréscimo de tamanho criado principalmente pela execução de consultas, não funciona se as tabelas de dados possuírem informações que ultrapassem o limite suportado pelo Access.
Por exemplo: Se possuir uma tabela com os dados dos seus clientes com milhões de registros e o banco de dados chegar ao limite máximo, essa ferramenta não compactará os dados de sua tabela. Neste exemplo, a solução seria dividir a tabela em dois bancos de dados diferentes.

Access 2007

No botão Office, clique Gerenciar e selecione Compactar e Reparar Base de Dados

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: